quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FAQ sobre o visto de Au-Pair

A embaixada alemã no Brasil disponibiliza um FAQ sobre vistos em geral. Selecionei aqui as informações que se encaixam para o processo de visto para ser Au-pair. As informações que estiverem entre [], são comentários meus baseados em informações da própria embaixada.


"Como fico sabendo que posso retirar o meu visto?
Assim que o visto pode ser emitido, você será informado pela representação alemã competente - geralmente por e-mail. Por favor, controle a caixa postal do seu e-mail regularmente.


Quanto tempo demora a emissão do visto?
Antes da emissão de vistos nacionais (permanência de mais de três meses), geralmente o Departamento de Estrangeiros ou o Departamento de Trabalho na Alemanha precisam analisar o requerimento de visto e aprovar a emissão. A representação alemã não tem influência sobre o tempo de tramitação nos Departamentos de Estrangeiros e de Trabalho. Entretanto, pela nossa experiência é necessário prever um tempo de tramitação de, pelo menos, 3 a 12 semanas [Conforme o folheto informativo da embaixada da Alemanha, o tempo de tramitação gira em torno de 6 semanas.].
Assim que recebermos a decisão do Departamento de Estrangeiros, você será imediatamente informado. Por isso, pedimos expressamente que não nos contate somente para perguntar sobre o andamento do seu processo. (...)


Preciso solicitar o visto pessoalmente ou posso incumbir outra pessoa da tarefa? Existiria a possibilidade de enviar o requerimento de visto e a documentação por correio à representação alemã competente?
Normalmente é necessário dar entrada no requerimento de visto pessoalmente. (…)


Solicitei um visto de um ano para minha permanência etc. Recebi um visto com uma validade de três meses. Agora estou na Alemanha com esse visto e gostaria de saber onde posso pedir a prorrogação.
Independentemente do tempo que você pretende ficar na Alemanha, em geral, a representação alemã inicialmente só emite um visto de três meses. [Conforme o folheto informativo da embaixada da Alemanha, "para Au-Pairs, a representação alemã emite o chamado visto nacional com validade de seis meses. Dentro do prazo indicado no adesivo do visto, você pode viajar para a Alemanha (é possível passar em trânsito pelos Estados de Schengen) e precisa se cadastrar no Departamento de Estrangeiros competente para o seu novo local de residência imediatamente após entrar no país. É lá que você receberá sua autorização de residência.]. Recomendamos que você entre em contato com o Departamento de Estrangeiros do seu local de residência logo após a chegada na Alemanha. Este emitirá, então, uma autorização de residência mais longa.


Solicitei o visto há algum tempo e já comprei a passagem aérea para a Alemanha. Agora estou preocupado em saber se o visto sairá a tempo, porque perderei o voo se eu não puder viajar no dia previsto e terei que gastar muito dinheiro com uma passagem nova. Neste caso, não haveria algum jeito de agilizar a emissão do visto?
Infelizmente não. O tempo de tramitação depende da aprovação dos Departamentos de Estrangeiros e de Trabalho na Alemanha. A representação alemã não tem influência sobre o tempo de tramitação nestes departamentos. Dado que no ato do requerimento não é possível prever se ou quando o visto poderá ser emitido, de forma alguma você deverá comprar uma passagem aérea antes de receber o visto.


Após solicitar o visto, meu passaporte fica guardado na representação alemã até o visto ser emitido?
O passaporte só ficará guardado na representação caso você solicite o envio por SEDEX após a emissão do visto. Caso contrário, você poderá levar seu passaporte após dar entrada no requerimento do visto, mas precisará reapresentá-lo sem falta após ser notificado que o visto pode ser emitido.


Preciso retirar o visto pessoalmente?
Não, você pode solicitar que o seu passaporte com o visto seja enviado por SEDEX assim que o visto for emitido.


O que preciso considerar depois de ter recebido o visto?
Você precisa se apresentar ao Departamento de Estrangeiros nos primeiros 3 meses para solicitar a emissão da permissão de permanência para o período completo da sua permanência.
O visto não é uma garantia que assegura a sua entrada na Alemanha. A decisão final é tomada pelo agente de fiscalização de fronteira no momento do controle de entrada no país. Trata-se de um procedimento padrão.


A viagem mais barata até a Alemanha não é um voo direto. Posso viajar para outros Estados Schengen com meu visto de longa duração / minha permissão de permanência?
Sim, durante a validade do visto, você também pode viajar para outros países do Espaço Schengen.


Como e onde posso contratar um seguro-saúde de viagem para a Alemanha ou para os Estados Schengen?
Seguradoras brasileiras ou agências de viagem podem fornecer tais informações [Sim, para fazer o trânsito Brasil-Alemanha, é necessário fazer um seguro-saúde de viagem, que é responsabilidade do(a) Au-Pair. O seguro-saúde de Au-Pair, que é o seguro que você terá a partir do momento que estiver na Alemanha, é responsabilidade da família].


Também posso contratar um seguro-saúde de viagem ao entrar na Alemanha no aeroporto de Frankfurt?
Não, não existe essa possibilidade.


Já estou na Alemanha com um visto nacional / uma autorização de residência e tenho dúvidas sobre a situação jurídica da minha permanência na Alemanha – a representação alemã no Brasil é a instituição adequada para dirimir essas dúvidas?
Não, caso você já esteja na Alemanha, dirija-se ao Departamento de Estrangeiros no seu local de residência."



Fonte: Http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/KonsularserviceNeu__pt/04ReisennachDeutschalandundVisa/FAQs_20Visa__pt.html e http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118576/Daten/6720784/Merkblatt_Aupair_Visumpt.pdf

2 comentários:

  1. Olá, você precisou entregar alguma carta convite quando fez a sua entrevista? No site do consulado não fala nada a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      pois é, o Consulado/a Embaixada não diz nada a respeito, mas acho válido você pedir a família uma carta-convite para apresentar na hora de requerer o visto no Consulado/na Embaixada. Eu fiz assim. Outra importância da carta-convite é na hora de passar pela imigração na Alemanha. Tendo a carta-convite, você nem precisa de interagir tanto com os oficiais da imigração, mostre seu passaporte com o visto provisório, seu seguro-viagem, seu seguro-saúde de Au-Pair e a carta-convite, a probabilidade de ter problema é bem pequena.

      Abraços!

      Excluir