sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Presentes para a Gastfamilie: dar ou não dar? Eis a questão!

Muitos se perguntam: e aí, devo ou não devo dar presente para uma família que irá me hospedar por um ano?

Presentear não é uma tarefa fácil, já é bem difícil fazê-lo quando conhecemos quem presentearemos, quanto mais presentear pessoas que não conhecemos.


Não existe obrigação do(a) Au-Pair de levar presentes para a família, assim como não existe obrigação da família receber o(a) Au-Pair com presentes, cabe ai a vontade de cada um(a).

Eu, particularmente, levei para a primeira família que fiquei. Presenteei todos da família: mãe, pai e 3 filhos (2 meninos e 1 menina). Gastei umas boas dilmas uma grana com os presentes, queria demonstrar gratidão por me hospedarem e também levar um pouco do Brasil para eles.

Valeu a pena? Quer saber bem a verdade? Não!
Não? Por quê? Porque não deu certo com a família, fiquei pouco mais de 3 meses com eles, e troquei de família. Gastei dinheiro, gastei tempo e criatividade por um "relacionamento" que não deu certo.

Para a segunda família, principalmente por ser troca, eu não levei nada apenas o pacote de preparo de pão de queijo que tinha levado para a primeira e tomei de volta, rsrsrsrs. Porém, presenteei-os na despedida, o que acho ser mais sensato.

Enfim... acho que fica a critério de cada um(a) o que fazer, o que eu aconselho é levar lembrancinhas baratinhas caso decida dar alguma coisa, como por exemplo, imã de geladeira, caneca de sua cidade, seu estado ou com a temática do Brasil.

Uma excelente e gratuita opção é levar kit turismo promocional que cidades, estados e até o governo federal possuem (o famoso Kit Embratur), eu mesma levei o kit de MG. O blog Eu Au Pair pesquisou os e-mails das secretarias de turismo de todos os estados brasileiros (quer saber os contatos e ver imagem dos kits? Dê uma passadinha no blog Eu Au Pair).

Para conseguir o kit, basta mandar um e-mail com o seu nome completo, endereço completo, telefone de contato, país de destino (muitos kits possuem informações em outros idiomas que não o inglês, o CD-ROM de Minas, por exemplo, tinha em alemão), data de embarque e aguarde a resposta para maiores informações.




4 comentários:

  1. Olá, estou me identificando muito com o blog, por favor volte a escrever hahaha :)
    Então, eu pretendo ser au pair na Alemanha no ano que vem, e as dicas já estão me ajudando muito! Ps: que pena que sua experiência com a primeira família não tenha sido legal :/
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriele,

      que bom saber que alguém ainda vem ler o blog. Com a volta da vida real - entenda-se faculdade e estágio - fica difícil de dar conta de tudo, rs!
      Mas voltarei a postar em breve. ;-)

      Com a primeira nunca mais tive contato após minha saída, em compensação, com a segunda tenho contato até hoje e já fui visitá-los duas vezes! :-D

      Beijos!

      Excluir
    2. Ei, também sou Au Pair na Alemanha e seu blog me ajudou muito! Uma dúvida, começou sua faculdade antes ou depois do Au Pair? Beijo.

      Excluir
    3. Olá Larissa,

      que bom que o blog te ajudou! Fico feliz em saber que ele ainda tem funcionalidade, apesar de estar um pouquinho de lado, rsrs!

      eu comecei a faculdade antes de ir pra Alemanha, mas na época eu estudava História. Ao ir pra Alemanha, pedi meu irmão (que estava com uma procuração em meu nome, o autorizando a resolver qualquer coisa em meu nome enquanto eu estivesse fora) pra protocolar um pedido de mudança de curso na minha universidade. Então, assim que eu voltei, eu já era estudante de Letras.

      Beijos!

      Excluir